Dicas

Vamos ser sinceros, uma boa bateria para carro não é lá muito barata, por isso é importante manter cuidados básicos para preservar e fazê-la durar mais. A vida útil de uma bateria é em média de 2 a 3 anos, mas pode durar bem menos se não for bem cuidada. Confira algumas dicas básicas que praparamos para a bateria de seu carro ter uma vida útil melhor e mais duradoura.

Cuidado ao dar a partida no Carro

Sempre observe se está tudo desligado em seu carro antes de dar a partida. Faróis, rádio, luz interna, ar condicionado não podem estar ativos ao ligar o carro. Um dos momentos em que se mais gasta e exige da bateria é no momento da partida. Por isso, deixar equipamentos ligados ao ligar o carro sobrecarrega a bateria e a faz durar menos.

Cuidados com os terminais da bateria do Carro.

Para quem não sabe, os terminais da bateria do carro são os polos negativo e positivo. É sempre bom conferir como estão os terminais. Verifique se há sujeira, corrosão ou se eles estão frouxos. Para limpar terminais corroídos, use uma esponja de aço e água (certifique que seu carro esteja desligado para fazer esse procedimento).

Não deixe seu carro parado por muito tempo.

Algumas pessoas não usam o carro frequentemente. Outras precisam fazer uma longa viagem e deixar o carro parado na garagem. Nesses casos, ligue o carro toda a semana e deixe o motor ligado por 5 minutos. Se você não puder estar presente, peça que alguém ligue o carro para você.

Também há a opção de desligar os cabos da bateria do carro, caso ele for ficar parado por semanas. Isso porque, mesmo com o veículo desligado, há consumo de bateria. O rádio do carro, por exemplo, fica em modo stand-by enquanto o veículo está desligado. Por isso também é bom retirar sempre a parte de frente do rádio.

Mas e se a bateria não aguentou e ficou sem carga!

Você pode usar uma bateria auxiliar  ou uma auxiliar de partida para dar partida e ajudar a ligar novamente o veículo.

Agora… se nem mesmo utilizando alguns tipo de auxiliar de partida está adiantando para recarregar a bateria do carro. Então é melhor levar a uma oficina de confiança para verificar se pode ser algum outro problema ou mesmo comprar uma nova